quarta-feira, 3 de julho de 2013

Repensando ideologia e currículo (cap. 2)



Tipo: LIVRO

Assunto / tema: Educação. Política. Sociologia. Ideologia. Currículo.

Referência Bibliográfica: Repensando ideologia e currículo.In:MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. Currículo, Cultura e Sociedade. 10.ed. São Paulo:Cortez, 2008.

[...]Ideologia e Currículo –reconhecidas suas limitações e silêncios – é parte de minha jornada nesse caminho para a democracia cultural.(p. 35)


[...] Fica bastante claro ao se notar que os ataques da direita às escolas, o clamor pela censura e as controvérsias acerca dos valores que estão e que não estão sendo ensinados, acabaram por transformar o currículo em uma espécie de bola de futebol política. ( p.40)

[...] Enquanto não levarmos a sério a intensidade do envolvimento da educação com o mundo real das alternantes e desiguais relações de poder, estaremos vivendo em um mundo divorciado da realidade. As teorias diretrizes e práticas envolvidas na educação não são técnicas. São intrinsecamente éticas e políticas. (p.41)

 
 [...] Finalmente, senti que era necessário transportar-me para dentro da escola e escrutinar rigorosamente o verdadeiro currículo – não só o explícito, mas também o oculto – que dominava a sala de aula

[...]. Meu objetivo era sintetizar, reformular e ampliar investigações acerca do papel social de nossas teorias e práticas educacionais amplamente aceitas. (p. 44 a 45)

[...]Boa parte de minha vida de ativista, pesquisador e professor tem sindo gasta tentando unir as fronteiras artificiais entre, digamos, política e educação, entre currículo e ensino de um lado e questões de poder cultural, político e econômico de outro.” (p. 54)

2 comentários:

  1. Um fichamento bem feito. Espero que lhe seja útil, lá na frente. Escolheu bem algumas das passagens do capítulo.

    ResponderExcluir
  2. QUERIA ESSE CAPITULO OU O LIVRO PODE MANDAR PARA MEU EMAIL GRATO
    MARDHEMFRANK@GMAIL.COM

    ResponderExcluir