quarta-feira, 3 de julho de 2013

Currículo e Avaliação

Existe uma relação direta entre currículo e avaliação, pois a prática pedagógica só faz sentido quando inserida em uma prática curricular.
A avaliação está presente em todas as atividades humanas, logo quando falamos em "avaliação" não nos referimos apenas a escola, pois somos avaliados a todo o tempo em todos os lugares. Então, por que o termo "avaliação" mete tanto medo nos alunos? A resposta para tal questão é simples e clara: O que nós professores fazemos em sala de aula não é avaliação, é Prova. O aluno deve em um tempo estipulado, em uma data estipulada e em um pedaço de papel com um tamanho também estipulado escrever o que ele "aprendeu" sobre determinado conteúdo.

Quando uma avaliação é elaborada, ela deve vir precedida de algumas indagações: 
** O que avaliar?
** Pra que?
** Quando?
**Como?
** Com quais critérios?
A avaliação como é realizada, está centrada apenas no desempenho cognitivo dos alunos, com o objetivo de aprovar ou reprovar, baseando apenas em registros numéricos para que tal escolha seja feita. Ou seja, reduzimos os alunos a números. As conquistas e os desafios diários são totalmente ignorados, afinal não caiu na prova, não deve ser levado em conta. Desconsideramos drasticamente a trajetória do aluno.

É necessário analisar e entender os modos como os educandos vivenciam a avaliação no ambiente escolar. É preciso uma avaliação em todos os seus aspectos, como os sociais e políticos e não só os pedagógicos.

Muitas vezes o ato de valiar incorpora um papel de controle do trabalho e não de verificar a aprendizagem.

Que tipo de ser humano eu quero formar? Essa é a pergunta chave para começar a pensar em currículo. Temos que conciliar a concepção de avaliação em um currículo aberto e em construção que deve contemplar o conhecimento real dos alunos.
O currículo é o lugar ideal para se processar a avaliação que se deseja em qualquer processo de aprendizagem.


Como local de conhecimento, o currículo é a expressão de nossas concepções do que constitui conhecimento (...). Trata-se de uma concepção do conhecimento e do currículo como presença: presença do real e do significado no conhecimento e no currículo; presença do real e do significado para quem transmite e para quem recebe. (Silva, 2003, p. 64)


Um comentário:

  1. Pelo texto acima, percebe-se que você processou, analisou e articulou com consistência a questão da relação avaliação e currículo. Os conceitos estão muito bem postos!

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