quinta-feira, 4 de abril de 2013


Verdades da Profissão de Professor

“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”

4 comentários:

  1. Minha amiga. Você que é a menorzinha de todos nós e que enfoca pensamentos tão maduros e sólidos. Como diz o nosso saldoso professor Raimundo: Queria eu ter uma filha assim.
    Adorei seu texto e sua narrativa. Você pontua como se realmente estivesse sentindo toda experiência que envolve o magistério e o trabalho do dia-a-dia. Concordo com suas afirmações e seu relato.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. E vamos com certeza à luta! Não desanimemos perante àqueles que estão ali somente para seu "ganha pão". Acreditar que podemos provocar mudanças é o ponto chave de nossa luta pela educação. Continue firme em sua caminhada! Ótimo texto de Paulo Freire.

    ResponderExcluir
  3. Belezinha seus relatos como você. Sua impressão de pequena é mesmo só no tamanho, como todos já repararam. Siga em frente colega, com bons pensamentos e força de vontade, precisamos de sangue novo para mudar o cenário. Boa sorte na carreira que abraçou e que Deus te acompanhe.

    ResponderExcluir
  4. Há riqueza em seu blog...e como há!

    ResponderExcluir