Algumas definições
de currículo:
1. "O currículo
aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que
devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeito
cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão
constante, para que nele se operem as opotunas reacomodações" (Sacristán,
2000:46) - Teorias
Curriculares Tradicionais
2. “"Plano estruturado de
ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a
alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de
aprendizagem a promover". (Ribeiro 1989)
3. "O currículo oculto
é constituído por todos aqueles do ambiente escolar que, sem fazer do currículo
oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens
sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são
fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações..." (Silva, 2001:78) - Teorias Curriculares Críticas
4. "... o conhecimento
não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder. O
conhecimento não é aquilo que põe em xeque o poder: o conhecimento é
parte inerente do poder (...), o mapa do poder é ampliado para incluir os
processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na
sexualidade" (Silva 2001, 148-149) -
Teorias Curriculares Pós-Críticas
Será que há uma
definição para currículo?
·
Organização escolar?
·
Conjunto de
objetivos de aprendizagem?
·
Instrumento de
poder?
·
Algo que visa
padronizar a educação?
Essas e outras foram definições discutidas em sala de aula para
definir o que é currículo.
Apesar do currículo
ser estruturado na maioria das vezes fora do sistema escolar e a margem dos
professores, cabe e esses definir como este será trabalhado, ou seja que tipo de
conhecimento se espera alcançar.
O currículo faz
parte de um dos fatores que mais tem influência na qualidade do ensino. Porém este não
se baseia apenas em um conjunto de conteúdos que devem ser trabalhados em sala
de aula, pois consiste em algo de punho histórico, epistemológico, cultural e
politico.
O currículo
incide na prática em que estabelece o diálogo entre a escola e a comunidade. É determinado
pelo contexto e neste adquire vários significados.
Todos os temas que estão vinculados ao funcionamento da realidade e
da prática escolar estão associados ao currículo, uma vez que o que se espera é
que o processo ensino-apendizagem ocorra
verdadeiramente , de modo que o aluno consiga presenciar no dia a dia tudo o
que se passa dentro dos muros da escola. Justamente por isso o currículo tem um
caráter social, pois vai além de conteúdos, formulas e contas que se devem
aprender para se dar bem na escola, é uma “questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e
administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano
da escola e fora dela, ou seja, envolve relações de classes sociais (classe
dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se
restringindo a uma questão de conteúdos”. (HORNBURG e SILVA, 2007, p.1)
Então, com tantas características atribuídas ao currículo estamos ainda tão longe de executar a docência tomando por base pontos tão relevantes que vc relacionou. Acho isso no mínimo preocupante, não é?
ResponderExcluirPercebo que de todas as definições que discutimos sobre currículo são importantes, mas uma me chama a atenção: currículo oculto. É com ele que devemos nos preocupar mais, pois somos modelos pra muitos alunos e por isso, cuidar de nossas palavras e atos é essencial para um verdadeiro papel de educador.
ResponderExcluirMuito bom perceber que vocês enfatizam as teorias críticas...elas que nos permitem captar melhor o que se legitima e o que se deslegitima a partir da educação formal escolarizada.
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