quinta-feira, 4 de abril de 2013

Concepções de currículo




Algumas definições de currículo:

1. "O currículo aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeito cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as opotunas reacomodações" (Sacristán,
2000:46) - Teorias Curriculares Tradicionais

2. “"Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover". (Ribeiro 1989)

3. "O currículo oculto é constituído por todos aqueles do ambiente escolar que, sem fazer do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita  para aprendizagens sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações..." (Silva, 2001:78) - Teorias Curriculares Críticas

4. "... o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder.  O conhecimento não é aquilo que põe em xeque o poder:  o conhecimento é parte inerente do poder (...), o mapa do poder é ampliado para incluir os processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade" (Silva 2001, 148-149) - Teorias Curriculares Pós-Críticas

Será que há uma definição para currículo?
·         Organização escolar?
·         Conjunto de objetivos de aprendizagem?
·         Instrumento de poder?
·         Algo que visa padronizar a educação?
Essas e outras foram definições discutidas em sala de aula para definir o que é currículo.

Apesar do currículo ser estruturado na maioria das vezes fora do sistema escolar e a margem dos professores, cabe e esses definir  como  este será trabalhado, ou seja que tipo de conhecimento se espera alcançar.
O currículo faz parte de um dos fatores que mais tem influência na                                                        qualidade do ensino. Porém este não se baseia apenas em um conjunto de conteúdos que devem ser trabalhados em sala de aula, pois consiste em algo de punho histórico, epistemológico, cultural e politico.

O currículo incide na prática em que estabelece o diálogo entre a escola e a comunidade. É determinado pelo contexto e neste adquire vários significados.

Todos os temas que estão vinculados ao funcionamento da realidade e da prática escolar estão associados ao currículo, uma vez que o que se espera é que o processo ensino-apendizagem  ocorra verdadeiramente , de modo que o aluno consiga presenciar no dia a dia tudo o que se passa dentro dos muros da escola. Justamente por isso o currículo tem um caráter social, pois vai além de conteúdos, formulas e contas que se devem aprender para se dar bem na escola, é uma “questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela, ou seja, envolve relações de classes sociais (classe dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos”. (HORNBURG e SILVA, 2007, p.1)

3 comentários:

  1. Então, com tantas características atribuídas ao currículo estamos ainda tão longe de executar a docência tomando por base pontos tão relevantes que vc relacionou. Acho isso no mínimo preocupante, não é?

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  2. Percebo que de todas as definições que discutimos sobre currículo são importantes, mas uma me chama a atenção: currículo oculto. É com ele que devemos nos preocupar mais, pois somos modelos pra muitos alunos e por isso, cuidar de nossas palavras e atos é essencial para um verdadeiro papel de educador.

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  3. Muito bom perceber que vocês enfatizam as teorias críticas...elas que nos permitem captar melhor o que se legitima e o que se deslegitima a partir da educação formal escolarizada.

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